A história da cirurgia bariátrica no Brasil começou na década de 1960 com os trabalhos do Dr. Salomão Chaib, médico cirurgião da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Foi o primeiro cirurgião bariátrico do país – utilizava as técnicas de derivações jejuno-ileais do tipo Payne. Inspirou e norteou pesquisas futuras na área, que abriram as portas para o desenvolvimento desta importante área de atuação no tratamento da obesidade.

Salomão Chaib foi um dos mais importantes cirurgiões do país à época. Nasceu em Teresina-PI em 1918 e foi professor livre docente do HC-FMUSP. Foi figura pública influente no meio médico e literário. Escreveu diversas obras – contos, crônicas, romances – além de livros técnico-científicos. Foi membro e líder de diversas sociedades médicas e laureado com diversos prêmios.

Outra área de grande dedicação foi a cirurgia do esôfago. Área extremamente complexa, da qual desenvolveu técnicas inovadoras e publicou livros e diversos trabalhos científicos, tendo significativa contribuição pro seu desenvolvimento no país.

Fica aqui registrada nesta página a minha homenagem a este que foi um dos maiores cirurgiões do país, meu avô e inspiração na medicina e cirurgia!

Sinto um grande orgulho de poder proporcionar aos meus pacientes o que temos de melhor hoje em tratamento da obesidade – a cirurgia bariátrica, cujas portas no Brasil foram abertas pelo meu avô!

“A alma tal como o corpo, necessita renovar diariamente sua ração para manter-se firme e sadia. Seu principal alimento é o afeto, e as vitaminas de que se nutre chamam-se: atenção, cortesia, consideração, presença, palavra amiga… É preciso que as façamos saber todos os dias e repetidas vezes, quão importantes são, como necessitamos delas. Todos tem necessidades de se sentir importantes para alguém…” (Livro “Caminho da Verdadeira Medicina”)

“…É inútil reparar o corpo, sem lancetar também os abscessos da alma.” (Livro “E Agora Doutor?” de 1981, conto “Perdão Doralice”)